Imprimir e-mail

Inauguração da Nova Sede do Clube

Na passada sexta-feira, dia 13 de Setembro, conforme amplamente anunciado, a nova Sede Social, Desportiva e Cultural do nosso Clube foi inaugurada. O evento contou com a presença, entre outras individualidades, do presidente da edilidade Lisboeta, Dr. António Costa.
Ilustrando a importância e o ambiente vivido, reproduzimos o artigo publicado no sítio da internet da Câmara Municipal de Lisboa, fiel resumo do citado evento.

Nova sede do Clube de Campismo de Lisboa
Setembro 13, 2013

Um sonho tornado realidade foi a frase mais repetida na sessão que marcou a conclusão das obras de recuperação da nova sede do Clube de Campismo de Lisboa (CCL), instalada num edifício cedido pela Câmara Municipal na zona do Areeiro. António Costa, presidente da autarquia, participou no evento realizado em 13 de Setembro, que contou também com a presença do vereador do desporto, Manuel Brito.
Perante uma sala repleta e num ambiente de boa disposição contagiante, participaram ainda na sessão a presidente da Assembleia Geral do CCL, Teresa Campos, o presidente do clube, Luís Duarte, o presidente da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, João Queiroz, e o presidente da Federação Internacional, João Pereira.

Junção de vontades
O anseio por uma sede é antigo no CCL mas há cerca de 41 anos que vinha sofrendo diversos revezes e isso foi lembrado por Luís Duarte com alguns exemplos caricatos, o presidente da Câmara de Lisboa afirmou que o mérito da resolução do problema se deve ao facto de ter estado “no sítio certo” e foi com muito gosto que o fez.
A construção do edifício é anterior ao terramoto de 1755 e o esforço de recuperação passou pela preservação de todos os traços arquitectónicos ou decorativos, facto que António Costa não quis deixar de agradecer ao CCL. Trata-se de “um trabalho notável de reabilitação”, afirma o edil, que salienta o cuidado com que as cantarias, os travejamentos, os frescos e as pré-existências foram conservadas.
A chave do sucesso deste projeto está para António Costa na junção de sinergias e vontades: “A autarquia dispunha de um edifício degradado e a necessitar de ser reabilitado, o CCL juntou a necessidade, a vontade e a capacidade de o fazer”. É trabalhando em parceria que cada um dá aquilo que tem e pode, “todos juntos conseguimos fazer mais”, remata.

Atividade saudável e humanista
O presidente da direcção do CCL não quis deixar de frisar o importante papel do vereador Manuel Brito na concretização do sonho agora materializado e agradecer o empenhamento de António Costa no desfecho do processo. “Um homem sério e de palavra”, salientou, lembrando que “ao tomar conhecimento deste problema assumiu o compromisso de resolver e cumpriu”.
Por isso Luís Duarte não quis deixar de aproveitar a ocasião para oferecer ao edil um guarda chuva utilizado no dia em que os órgãos sociais visitaram pela primeira vez aquela que viria a ser a sede agora em funcionamento, com a inscrição “Nova Sede – dezembro de 2009”. António Costa recebeu ainda como sinal de reconhecimento um copo monogramado com o brasão da Câmara Municipal de Lisboa, datado de 1810.
Aquele dirigente frisou que “o campismo é uma actividade saudável, ecologicamente recomendável que respeita os valores da natureza, mas também do humanismo, quando se cultiva o companheirismo e a solidariedade fraterna, tendo também como objetivo o aperfeiçoamento do bem estar social e intelectual”. Alia convívio a desporto, cultura a turismo, descoberta a aventura, simplicidade a pureza e o ser humano à natureza, adiantou ainda.

Fundado em 1941, o CCL conta com mais de oitenta mil associados e oferece atividades como o autocaravanismo, a filatelia / colecionismo, grupo coral, teatro, montanhismo, pedestrianismo, pesca e pétanca.

Para os associados que não puderam estar presentes na inauguração e que desejem conhecer a nova Sede do seu Clube, serão organizadas visitas guiadas às instalações, aos sábados, cuja informação prévia das datas, será divulgada no site oficial e nos parques do Clube.