Notícias

Requalificação de Caixas de Tomadas

Requalificação das Caixas de Tomadas

Estão em curso os trabalhos de requalificação parcial das caixas de tomadas de energia elétrica dos parques do Clube de Campismo de Lisboa, vulgarmente conhecidas por pimenteiros.

Esta intervenção surge na sequência da instalação generalizada de medidores de consumo elétrico, que tornou evidente a necessidade de reorganizar e modernizar parte das instalações elétricas no interior destas caixas.

Em muitos casos, o manancial acumulado de cabos, ligações e aparelhagem, resultado de sucessivas adaptações ao longo dos anos, justificava uma intervenção até mais profunda, orientada para um ainda melhor nível de segurança, fiabilidade e a facilidade de manutenção, que se conseguirá na sua totalidade, crê-se, em breve.

Ainda assim, e para esse efeito, foi constituída uma equipa dedicada que, em contexto de oficina, procede à requalificação integral da estrutura exterior das caixas de tomadas, em reserva, antes da sua reorganização parcial interna e, por fim, a sua reinstalação no terreno.

O programa teve início em novembro e prevê a substituição e requalificação de cerca de 230 unidades até ao final de 2026, abrangendo progressivamente os vários parques do CCL.

Paralelamente, esta intervenção tem também uma forte componente de capacitação interna, permitindo a formação de profissionais que, no final do processo, ficarão aptos a assegurar a quase totalidade da manutenção e reparação destes equipamentos, considerados críticos para o funcionamento diário dos parques.

No final da intervenção, as caixas de tomadas passam a dispor de uma reorganização parcial da disposição da aparelhagem elétrica, melhor acondicionamento das ligações, instalação de caixas dedicadas e que facilitam a leitura e o acesso aos contadores de energia elétrica, e um reforço significativo das condições de segurança

Os trabalhos de intervenção/substituição progressiva destes quadros elétricos tiveram início nos parques da Costa da Caparica e Costa Nova, com particular incidência nos equipamentos mais degradados.

Simultaneamente, deu-se também início a um diferenciado e melhorado processo de leitura, registo e processamento das contagens, que promoverá a quase total eliminação de potenciais falhas, ainda assim em número reduzido, anteriormente assinadas.

Com esta intervenção, o CCL reforça a segurança na utilização destas infraestruturas elétricas e melhora a segurança, o conforto e a fiabilidade da exploração, em benefício de todos os sócios.